Como cuidar do cabelo
O cronograma capilar tomou conta dos blogs e conquistou fãs. Mas será que realmente funciona?
Quem de nós não daria uma mecha de cabelo platinado para saber a ordem pessoal e intransferível de produtos que tornam fios-palha em pura seda? Pois essa é a aposta do cronograma ou, na tradução de nosso expert Julio Crepaldi, “uma agenda de tratamentossemanais que garante a reposição de proteínas, água, vitaminas e nutrientes nos fios”. O segredo, porém, está na condição do cabelo, que vai determinar a rotina dos tratamentos – reconstrução, nutrição e hidratação (saiba a diferença entre esses tratamentos). Como tratar? Veja a seguir.
Os dois tipos de química são intensos e danificam muito o cabelo. “A progressiva faz os fios perderem matéria, maleabilidade e movimento e a descoloração também retira proteína, além de umidade e óleos essenciais”, diz o hair stylist. O resultado é um cabelo quebradiço. Assim, o expert recomenda que você comece o cronograma com a reconstrução logo na primeira semana. O kit de tratamento vai devolver força e estrutura. Na segunda semana, hidrate para manter a maciez, já que reconstruir tende a deixar os fios mais rígidos. Depois, volte com a reconstrução para continuar restaurando os danos, e finalize o mês com a nutrição, que devolve óleos e vitaminas aos fios.
Mas se você mudou a cor sem descolorir, os danos foram mais leves. “Com a coloração, ocorre a perda de proteína e óleos essenciais. Os fios ficam mais opacos e acontece ressecamento de leve a médio”, conta o cabeleireiro. Pensando nisso, seu cronograma capilar começa pela reconstrução. Na semana seguinte, entre com a nutrição. A terceira semana é da hidratação e, para terminar, nutrição novamente. De acordo com a cosmetóloga Sonia Corazza, nutrir os fios é importante para repor vitaminas, emolientes naturais e sais minerais. “A ação da pró-vitamina B5 e da vitamina E combate a oxidação e retém umidade”, diz ela.